SÃO CARLOS | Prefeito determina recuperação do Horto Municipal

 

O prefeito Airton Garcia visitou na manhã desta segunda-feira (8), o Horto Municipal “Navarro de Andrade”. Airton foi conhecer de perto como está o trabalho de recuperação do Horto que foi abandonado nos últimos anos.

“Não podemos descuidar do meio ambiente. Precisamos recuperar o trabalho do Horto. Ele tem que funcionar 100%. Com isso, vamos deixar São Carlos mais arborizada e contar com uma ferramenta de educação ambiental”, afirmou o prefeito.

Durante a visita, os servidores que cuidam do local contaram ao prefeito que o trabalho realizado no Horto ficou estagnado nos últimos anos. Atualmente, o Horto Municipal tem cerca de 9.770 mudas de 98 espécies nativas, ornamentais e frutíferas. A distribuição é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. É preciso ser morador de São Carlos e apresentar comprovante de residência. Cada pessoa pode levar duas mudas para casa. Desde o início do ano, 2.584 mudas foram distribuídas. 

A administração do Horto estuda retomar o controle de plantio. “Há alguns anos tínhamos no horto o “Disque Árvore”. As mudas eram entregues em casa e uma semana depois os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos passavam para verificar se o plantio tinha sido feito. Hoje, não sabemos se as plantas foram plantadas ou não”, afirmou Marcos Pietrolongo, fiscal de Serviços Público.

Outro problema apresentado ao prefeito foi a falta de produção de mudas. “Faz mais de quatro anos que o Horto Municipal não faz plantio de mudas e nem mesmo compra. Ao longo desses anos, todas as plantas foram doadas por “compensação ambiental”, ou seja, de multas aplicadas pela Coordenadoria do Meio Ambiente. Temos uma compensação ambiental para fazer e nesta, usaremos 6 mil plantas. O estoque do Horto vai ficar baixo”, disse Pietrolongo.

Para a retomada das visitas e das atividades de educação ambiental será necessário à revitalização da Trilha Ecológica que está abandonada.

O prefeito Airton Garcia pediu para os funcionários levantarem as ações e soluções necessárias para a plena recuperação do Horto. “Quero o empenho de todos os envolvidos. Em breve, a comunidade terá um local para atividades de educação ambiental, trilhas e outras atividades”, concluiu Airton Garcia.

Deixe um comentário