IBATÉ | Servidores municipais do Departamento da Saúde recebem capacitação sobre parto

Os servidores do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Ibaté estão recebendo capacitação em relação ao parto humanizado. O programa consiste em três etapas e a primeira aconteceu na semana passada.

A formação profissional sobre da humanização do parto faz parte do Programa Primeira Infância e é ministrado pelo médico Dr. Newton Tomio Miyashita, Especialista em Humanização do Atendimento ao Parto e Nascimento pela Japan Internacional Cooperation Agency (JICA).

Na primeira etapa, o especialista fez uma apresentação do programa de humanização e neonatal aos gestores municipais e diretores dos hospitais esclarecendo a importância, os benefícios e a atual obrigatoriedade legal da implantação do parto humanizado.

Também aconteceu uma palestra para a equipe multiprofissional de assistência pré-natal, ao parto e nascimento, sobre as ações no município, a importância e os resultados esperados com a implantação da humanização, os benefícios esperados para os pacientes, aos profissionais, instituições e políticas de saúde.

A segunda fase do curso acontecerá no dia 18 de maio, quando os participantes farão uma visita a maternidade do Hospital Municipal “Hermínia Morganti”, seguindo o caminho das parturientes e de diagnóstico institucional.

No mesmo dia acontecerá uma palestra com a equipe com a oferta de informações e retirada de dúvidas sobre a humanização do parto e nascimento, a judicialização da medicina e a violência obstétrica, além da criação de uma meta a ser cumprida em um mês e ser apresentada no terceiro módulo.

Para finalizar, a terceira etapa será no dia 22 de junho, com a apresentação da meta definida para a equipe multiprofissional e uma oficina de assistência humanizada adaptada a realidade de Ibaté.

Esse curso vem de encontro com o que acontece em Ibaté, onde a Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde, desenvolve uma série de ações para o fortalecimento da primeira infância no município, com apoio a gestantes e famílias. “Sempre buscamos dar apoio as futuras mamães e com isso garantir um pré-natal com toda a atenção e um parto com total segurança as gestantes, por isso buscamos sempre disponibilizar aos profissionais da área da saúde cursos como este”, apontou o prefeito licenciado José Luiz Parrella (PSDB).

Deixe um comentário