SÃO CARLOS | Fundação Pró-Memória participa da Semana Nacional de Arquivos

A Fundação Pró–Memória de São Carlos, responsável pelos arquivos públicos e históricos do município, participará de 5 a 10 de junho, da I Semana Nacional de Arquivos, lançada pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa com objetivo de abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país.

Durante a I Semana Nacional de Arquivos todas as instituições terão autonomia para participar com quaisquer eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural, sejam eles eventos artísticos de tema livre, como apresentações musicais, saraus de poesia ou encenações teatrais; palestras, seminários ou outros eventos científico-culturais, inclusive com a participação de técnicos das instituições; exposições ou outras apresentações referentes ou não ao acervo das instituições.

Em São Carlos, a Fundação Pró-Memória vai mostrar o trabalho do Arquivo Público e Histórico da Cidade através de sua exposição itinerante: Nossa história registrada em documentos de arquivo. A mostra traz curiosidades, os acervos documentais preservados e disponibilizados para pesquisa, além de debater a importância da instituição e dos documentos de arquivo ao longo dos tempos, e trazer para uma reflexão questões como direitos preservados e memória, neste tipo de patrimônio.

A abertura da Exposição acontecerá no dia 5 de junho, às 19h, na plataforma da Estação Ferroviária com a participação do Coral da USP que fará uma apresentação especial. Já a exposição permanecerá durante toda semana de comemoração migrando posteriormente para escolas, parques e instituições do município. Também haverá visitação aberta de documentos históricos na sala de atendimento e pesquisa do Arquivo Público e Histórico do Município e apresentação de vídeo sobre o tema durante todo o evento. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral.

Outras informações podem ser obtidas na Fundação Pró-Memória pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 314.

1 thought on “SÃO CARLOS | Fundação Pró-Memória participa da Semana Nacional de Arquivos

Deixe uma resposta