SÃO CARLOS | Dia Municipal do Brincar reúne milhares de pessoas

 

Uma série de atividades marcou o 1º Dia Municipal do Brincar, realizado no sábado (27), em São Carlos. Milhares de pessoas foram ao Kartódromo para brincar. Com apoio de várias secretarias, universidades e instituições, a manhã foi dedicada às brincadeiras, principalmente as antigas, resgatando o lúdico e a integração da família.

“Hoje, as crianças não têm mais espaço para brincar na rua, a família tem o seu horário e é difícil de interagir. Ter um dia dedicado ao brincar é importante para se resgatar as brincadeiras da infância. Esse dia a gente vê a família brincando, a criança brincando, o idoso brincando, resgatando esse lúdico que todos nós temos dentro da gente mesmo. Brincar é vida, é alegria”, disse Lucy Alves Correia, do Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedoteca.

O Dia Municipal do Brincar foi instituído pela Lei 18.098/2017, do vereador Marquinho Amaral. “A cidade tem uma carência muito grande de eventos e entretenimento. Aproveitei a data “Dia Mundial do Brincar”, comemorada em todo o mundo, para propor a atividade. O 1º Dia do Brincar foi um sucesso, uma festa muito bonita, com muita alegria e muitas brincadeiras. A população correspondeu ao chamamento; crianças, jovens, adultos e idosos lotaram a Praça do Kartódromo. O dia é para lembrar sempre que brincar é vida”, afirmou Marquinho Amaral.

O evento foi organizado pela Secretaria de Educação com apoio das secretarias de Esportes e Lazer, Saúde e Cidadania e Assistência Social; UFSCar, UNOPAR, USP, SESC, SENAC, Grupo Escoteiro de São Carlos, Demolay Pássaros da Liberdade, Associação de Karate de São Carlos e Instituto Mix. “Em pouco tempo conseguimos reunir muitos parceiros para um objetivo comum: brincar. Trouxemos a pedagogia ensinada nas escolas aqui para o Kartódromo e possibilitamos a integração de milhares de pessoas que passaram por aqui”, disse Nino Mengatti, secretário da Educação.

O deputado federal Lobbe Neto também participou do Dia Municipal do Brincar e destacou a importância da atividade. “Temos aqui um dia para estar com a família. Hoje, a gente atravessa momentos muito difíceis e nesse evento vejo o resgate da família, das brincadeiras, do contato, da solidariedade e isso é muito importante”, disse o deputado.

O prefeito Airton Garcia acompanhou todo o evento, passeou pelo Kartódromo e aprovou a iniciativa. “Fico muito contente em ver esse espaço cheio de gente. Um espaço que meu pai idealizou e eu construí há muito tempo atrás. Quero que a população de São Carlos ocupem as praças e os parques. A única coisa proibida é parar de brincar”, afirmou o prefeito.

Também estiveram no Kartódromo o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz; a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa; o chefe de Gabinete da Secretaria Especial da Infância e Juventude, Fernando Carvalho, representando o secretário Paulo Wilhelm; o presidente da Prohab, Júlio César Alves Ferreira; os vereadores Moises Lazarine, Edson Ferreira e representando o vereador Roselei Françoso, Ana Claudia Giliotti Françoso.

Deixe um comentário