SÃO CARLOS | Giuliano conhece “Aprove Fácil” implantado em Sorocaba para agilizar tramitação de projetos

 

O vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, juntamente com fiscais e analistas da pasta, esteve na última terça-feira (4), conhecendo novo sistema utilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos (SEPLAN) do município de Sorocaba.

A equipe de São Carlos agendou a visita na SEPLAN de Sorocaba já que essa é a pasta que efetua o planejamento urbanístico do município; licencia e autoriza as construções particulares, o uso do solo e seu parcelamento; orienta e acompanha as edificações econômicas; projeta e fiscaliza as obras públicas; planeja e promove as atividades relativas à preservação e ao desenvolvimento urbano e rural; organiza o arquivo geral; gestão e integração dos sistemas de informação.

 “Como eles realizam um trabalho de excelência, por meio do sistema “Aprove Fácil”,principalmente com relação à rapidez na tramitação e aprovação de projetos, entendemos ser importante que os nossos técnicos e analistas conhecessem o programa de Sorocaba. Em São Carlos tramitam cerca de 30 mil processos por ano na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o tempo médio para aprovação era de 10 a 360 dias, apesar já estarmos trabalhando com um prazo menor, aprovando mais rápido, principalmente com relação aos processos unifamiliares, a nossa meta é diminuir ainda mais esse tempo, implantando novas tecnologias e soluções adequadas à nossa necessidade, por isso fomos conhecer o trabalho de Sorocaba”, esclarece Giuliano Cardinali.

Cardinali lembrou, ainda, que a Secretaria de Habitação já diminuiu também o estoque de processos com relação a loteamentos. “Já estamos trabalhando e entre loteamentos e condomínios mais de 1.500 unidades já foram aprovados”.

O vice-prefeito de São Carlos também esteve com o prefeito de Sorocaba, José Crespo, durante a abertura de evento sobre medidas de aquecimento da economia local. 

Aprove Fácil 

O sistema “Aprove Fácil” implantado em Sorocaba permite aos profissionais (engenheiros e arquitetos) responsáveis por construções de casas, exceto prédios e comércio realizarem o envio de projetos de obras à Prefeitura de Sorocaba de forma totalmente eletrônica. Dessa forma, somente são aceitos os protocolos para a construção e regularização de residências via internet. São vários os benefícios que os profissionais podem obter tais como agilidade na abertura e correção de projetos e visualização das correções necessárias diretamente na planta ou nos documentos do projeto, o acesso às informações do projeto a qualquer tempo, a garantia da transparência ao processo e a segurança da informação, com todos os procedimentos de forma eletrônica. O sistema também oferece as possibilidades de acesso ao histórico de análises, para consulta das informações das análises e “comunique-se” efetuados em um projeto, e de autenticidade de alvará para verificar a autenticidade de um alvará emitido pelo sistema.

Deixe uma resposta