SÃO CARLOS | Chafariz da Praça Paulino Carlos, defronte à Catedral, foi destruído

O chafariz da Praça Paulino Carlos foi destruído. O vandalismo aconteceu no último fim de semana e a Fundação Pró-Memória fez um boletim de ocorrência.

Localizado na Praça Coronel Paulino Carlos, o chafariz havia sido restaurado no início do ano, quando foram removidas as pinturas irregulares e colocados os ornamentos.

A Praça, marco da história são-carlense há mais de 120 anos, passou por um longo processo de recuperação que deu nova vida aos seus jardins e monumentos. Remanescente do período áureo do café em São Carlos, a Praça recebeu, em 1900, do Intendente Bellarmino Indalécio de Souza, uma peça de decoração que agradou várias gerações de são-carlenses: o chafariz de mármore, símbolo do gosto de uma época e elemento primaz nas lembranças da infância, de casais de namorados e dos passantes.

Composto por um repuxo de água ornamentado em mármore italiano e cercado por uma piscina de água em alvenaria, com figuras estilizadas de leões e golfinhos em sua cercadura, o chafariz estava localizado à entrada do portão principal do jardim, embelezando a praça e atraindo os visitantes.

Com o passar das décadas o chafariz passou a enfrentar os desgastes do tempo, sofrendo sua maior perda com um acidente – a queda de uma árvore – na década de 1960.

Em 2005, por iniciativa da Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Pró-Memória, foi realizado o restauro e recuperação da funcionalidade do chafariz da Praça Paulino Carlos.

Contando com a experiência em restauro de um profissional mineiro, o chafariz contava com um novo repuxo e novas figuras na cercaria, peças realizadas a partir de intensiva pesquisa histórica.

A partir do relato de diversos cidadãos são-carlenses o chafariz detinha detalhes que alimentaram memórias, como as carpas circulando na piscina e os pássaros que fazem do repuxo seu lago.

A Fundação Pró-Memória vai consultar especialistas para avaliar a possibilidade de uma restauração.

Deixe um comentário