São Carlos é a 3ª terceira melhor cidade do Brasil em qualidade de vida

A metodologia IPS Brasil 2024 é usada desde 2014, um modelo global para avaliar o progresso social a partir de 57 indicadores

 

São Carlos foi classificada em 3º lugar no ranking dos 5.700 municípios brasileiros com qualidade vida para se viver. Os dados são da pesquisa IPS Brasil – Índice de Progresso Social (IPS) – metodologia internacional que calcula o bem-estar da população e fatores como nutrição, saúde, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à informação, meio ambiente, inclusão social, liberdade individual e acesso à educação superior. São Carlos teve 70,96 pontos de 100 possíveis, em terceiro lugar, atrás da capital Brasília, com 71,25 pontos em segundo, e Gavião Peixoto com 74,49, líder do ranking.

Para avaliar a qualidade de vida da população, o estudo considerou índices como necessidades humanas, bem estar, oportunidades e filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 57, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa como o Data SUS, o Cadastro Único, Anatel, Conselho Nacional de Justiça e Mapbiomas (sobre áreas verdes e disponibilidades de praças).

Da média de 70,96 pontos São Carlos se destacou no eixo Necessidades Humanas Básicas com 79,86 pontos, Fundamentos do Bem-Estar, com 74,29 pontos, e Oportunidades, com 58,72 pontos, índices que consideram a qualidade do investimento público e da qualidade de vida, frutos de uma gestão eficiente e bom uso dos recursos públicos.

Pesaram na avaliação positiva da Capital da Tecnologia, o acesso à cultura, lazer e esporte, presença de parques e praças em áreas urbanas, acesso a programas de direitos humanos e a existência de ações para direitos de minorias, a nota média do Enem, quantidade de empregados formais com ensino superior, o Ideb do Ensino Fundamental, qualidade no Ensino Médio, internet banda larga fixa, índice de vulnerabilidade climática, abastecimento de água e expectativa de vida, entre outros fatores.

A seleção, que é um panorama de como as cidades e estados estão progredindo em oferecer melhores condições de vida aos seus habitantes, priorizou os indicadores mais recentes de boa qualidade e produzidos anualmente, porque o IPS será atualizado a cada ano.

“A posição de destaque de São Carlos no ranking IPS Brasil, mostra que apesar dos desafios existe um comprometimento permanente da Prefeitura de São Carlos em criar políticas e oferecer serviços públicos que proporcionem uma melhor qualidade de vida à população são-carlense, uma cidade acolhedora e inclusiva. Os dados também são fundamentais para podermos entender as áreas onde precisamos melhorar e onde avançamos”, salientou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

“Nós não trabalhamos para ganhar prêmio e sim para melhorar a vida da população, mas receber esse reconhecimento é muito bom. Fiquei muito contente ao saber que a nossa cidade foi classificada como a terceira melhor do Brasil para se viver, mas precisamos continuar trabalhando para chegarmos ao primeiro lugar. Nossa gestão está na reta final, porém vamos entregar a administração com a sensação de que fizemos a nossa obrigação”, disse o prefeito Airton Garcia, lembrando que para ele São Carlos é a melhor cidade do mundo.