REGIÃO | Alckmin visita Ribeirão Bonito na chegada da carreta da mamografia à cidade

Governador de SP também assina convênios com o município na área da habitação e infraestrutura 

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta terça-feira, 11, em Ribeirão Bonito, na região de Araraquara, para acompanhar a chegada da carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde. O veículo oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. “A carreta Mulheres de Peito ficará por um período em Ribeirão Bonito para fazer o trabalho preventivo contra o câncer de mama. As mulheres, a partir de 50 anos, sem pedido médico, poderão fazer a mamografia. Se houver alguma questão, já faz o ultrassom na própria carreta e, se necessário, faz a biópsia e é encaminha para o tratamento”, destacou o governador. 

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 124.434 mamografias, 5.124 ultrassonografias de mama, 573 biópsias de mama e encaminharam 1.625 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 155 localidades em SP.

Diversas autoridades entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes das cidades da região, participaram do evento. O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) foi representado pelos seus assessores José Francisco Pires e Paulo Melo.

Recapeamento asfáltico e compra de ambulância

Ainda na cidade, Alckmin assinou, com a prefeitura de Ribeirão Bonito, dois convênios: um deles para transferência de R$ 100 mil para recapeamento asfáltico para diversas ruas do município; e outro para a compra de ambulância.

Habitação

Também em Ribeirão Bonito, Alckmin autorizou o processo de regularização fundiária do programa Cidade Legal para 400 famílias que moram na região central do distrito de Guarapiranga.  O investimento neste trabalho é de R$ 95 mil. Além disso, foi renovado o convênio do programa Cidade Legal, do Morar Bem, Viver Melhor, com a prefeitura da cidade.

Está previsto para agosto o início das primeiras etapas do processo de regularização fundiária do local, com reconhecimento de território, levantamento planialtimétrico e projeto urbanístico que vão resultar no certificado de regularização fundiária.

O certificado é uma Declaração de Conformidade Urbanística e Ambiental (DCUA). Com este documento, os imóveis podem ser registrados e ser obtidas as matrículas individuais e as escrituras das unidades habitacionais. Desta forma, o morador se torna de fato o proprietário da residência, o que lhe garante acesso ao mercado formal de crédito, podendo até comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.

Deixe um comentário